segunda-feira, 25 de julho de 2011

Comunicação?!

        Sabemos que existem várias formas de nos comunicarmos, mas por hora vamos diferenciar os modos e as ferramentas de comunicação, que podem ser classificadas em síncronos e assíncronos.
       Síncrona é o tipo de comunicação que acontece em tempo real, onde os intercomunicadores estão em dialogo, é o que acontece quando falamos ao telefone, no msn, na webcam, pessoalmente, etc.
       Já o tipo de comunicação assíncrona, não tem resposta imediada, há um tempo de espera para receber e reenviar a mensagem. É o que acontece com os emails e cartas.
      Agora que já sabemos a diferença entre as ferramentas de comunicação podemos decidir qual é mais oportuna para cada ocasião!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Devemos permitir que os alunos façam uso do site de pesquisa Wikipédia?

Depois de muito diálogo, a conclusão do nosso grupo foi a seguinte: o primeiro passo é orientar nossos alunos sobre o que é pesquisar. Não devemos jamais permitir que nossos alunos, ou até mesmo os professores, confiem e sigam a risca uma única fonte de pesquisa, seja ela qual for. Até porque isso não é pesquisa, para ter uma pesquisa de fato, se faz necessário, no mínimo, três fontes que contenham as mesmas informações, aí sim, essas informações serão confiáveis.
Em segundo lugar, conhecer os autores do texto que está sendo pesquisado.
Depois disso, eles podem concluir sua busca e decidir se querem ou não, usar os dados que são postados pelos autores da wikipédia.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Era das Navegações

Há aproximadamente um século, não existia tanta facilidade de pesquisa como há nos dias de hoje com a internet. O professor tinha o papel central como transmissor das informações e buscava também apoio em livros da biblioteca escolar ou pública, livros estes que poderiam ser utilizados pelos alunos.
Também detectamos que hoje, a era digital está a cada instante sendo atualizada, enquanto que os livros não têm essa precisão.
O termo sociedade da informação torna-se, em nosso ponto de vista, muito conveniente, pois estamos vivendo em uma era digital e globalizada, onde qualquer tipo de conhecimento pode ser mutável. Estamos cercados de informações todo o tempo, nem precisamos nos locomover para buscá-las, e a partir das informações absorvidas é que construíremos nossos próprios conhecimentos. Pois como citam alguns autores “a informação tem um significado bem menos abrangente do que o conhecimento”.
Além de usarem os termos Sociedades da Informação, outros autores optam pelos termos Sociedade do Conhecimento e Globalização, pois para eles informação teria um cunho mais tecnológico e com esses termos pretendiam designar as profundas mudanças econômicas e sociais que vêm ocorrendo na sociedade atual.
Edna Bezerra da Silva
Regiany Bragatti Daher
Vanessa de Cássia Vicente