Cardápios saudáveis em nossa escola
Edna Bezerra da Silva
Roseli de Fátima Perin
Objetivos- Conhecer se os alunos relacionam hábitos alimentares com a manutenção da saúde
- Proporcionar um momento de reflexão sobre alimentos saudáveis e seus valores nutricionais.
Conteúdo- Alimentação equilibrada
- Hábitos saudáveis
Ano- 8º.
Materiais- Internet e powerpoint
Desenvolvimento- Comentar com a turma que essa atividade tem como único fim a discussão sobre hábitos alimentares.
Para começar a atividade, apresente um cardápio e conte que ele é de um adolescente de 15 anos aos alunos. Esse menu deve apresentar alimentos como embutidos, como salsicha e linguiça, massas, como macarrão e pão, e muita fritura. Conte que esse jovem, apesar de admitir nunca comer frutas, legumes e verduras, defende que “para a pessoa ser saudável, pode comer aquilo que gosta e quer.”
Solicite que os alunos analisem o cardápio e a afirmação do jovem e produzam um pequeno texto explicando se concordam com ele ou não. A atividade deve ser individual e você deve orientá-los a escrever suas ideias da forma que acharem melhor.
Nesse texto, peça que expliquem sua posição e apontem o que julgam poder ocorrer com a saúde desse jovem se continuar a consumir somente isso por um longo período.
Depois de avaliarem o cardápio exposto, conduzir os alunos até ao laboratório de Informática e orientá-los a acessar a internet para pesquisar imagens e valores nutricionais de alimentos saudáveis. Agrupadas as imagens e as informações, os alunos deverão produzir, utilizando o powerpoint, um cardápio para a escola, acrescentando alimentos saudáveis, seus valores nutricionais, preparar uma apresentação atrativa e criativa. Não se esqueçam que para ter saúde, além de ingerir alimentos saudáveis devemos acrescentar água e atividades físicas em nosso dia a dia.
Avaliação- Analisar as produções dos alunos: eles consideram que uma dieta balanceada contribui para a manutenção da saúde? Verifique se eles apontam a falta de alguns nutrientes importantes, que ajudam o funcionamento do corpo como, por exemplo, alimentos com fibras. Cheque se conseguem justificar com clareza porque é indicado ter uma alimentação variada e se sinalizam que a possibilidade de carência de nutrientes pode ocasionar no desenvolvimento de doenças, no caso da manutenção desse tipo de cardápio por um longo período.
Saber como eles entendem a relação entre aquilo que se consome e a saúde pode nortear o seu trabalho sobre hábitos saudáveis com os alunos. É preciso que a turma compreenda que a relação do corpo com o meio externo depende também das atitudes cotidianas em busca de uma vida mais equilibrada.