Navegação e Hipertextos
Ao pesquisar na internet o tema hipertexto, percebe-se uma grande quantidade de informações, após acessar diferentes links, fiquei confusa para formular minha própria definição de hipertexto, afinal, são muitas as respostas, muito embora sejam bastante parecidas. Ter várias opções para clicar facilitou consideravelmente minha compreensão sobre o assunto, afinal são muitas as opções de escrita. Não me perdi durante a pesquisa e consegui retornar com facilidade aos links desejados. Só o fato de definir hipertexto, já foi inesperado, um novo conhecimento, pois hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se a outros conjuntos de informações na forma de bloco de textos. É a maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavra chave. Eles remetem ao leitor outros documentos do texto, e a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais, composto por diferentes blocos de informações interconectadas, ou seja, é um texto no formato digital. Nele se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Navegar é sempre muito proveitoso. Estar livre para buscar o que quiser é muito interessante , mas acredito que se torne um tanto quanto vago, pois a internet nos oferece um leque enorme de informações sobre qualquer coisa que se pensar, por isso, em minha opinião, a pesquisa se torna mais proveitosa quando se tem um foco, um objetivo traçado. No portal do professor, por exemplo, quando navego a deriva, nem sei qual link devo acessar, pois nos oferece, enquanto professores, um conteúdo bem enriquecedor, diferente de quando se busca, por exemplo, auxílio para ministrar uma aula sobre células.
É fato que os hipertextos vem facilitar a vida dos professores, desde que, saibamos utilizá-los. Sabemos da importância de introduzir o mundo virtual em nossas aulas, mas não podemos esquecer que a internet não é 100% segura, por tanto, faz-se necessário que o professor conheça bem a fonte dos links que utilizará nas aulas para não oferecer informações errôneas ou incompletas.