segunda-feira, 27 de junho de 2011

Projeto de pesquisa e Aprendizagem

A utilização de mídias visuais facilita consideravelmente o processo de ensino-aprendizagem. Além de ser um instrumento de descontração. o vídeo acima demonstra um tipo de charge animado, que pode servir de inspiração aos alunos na hora de criarem suas próprias charges.


Escola Municipal de Ensino Fundamental “Luiza Grimaldi”
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Curso de Educação à Educação Digital





Projeto de Pesquisa e Aprendizagem



Como utilizar o TuxPaint na criação de charges







Autoras: Edna Bezerra da Silva
Estefânia Demuner Toniato






Itarana, junho de 2011
Apresentação
Este projeto visa facilitar a criação de charges utilizando o programa de desenhos TuxPaint, visto que muitos alunos e professores tem muitas dificuldades com o traçado artístico.


Desenvolvimento

Aula 1: Visitar o laboratório de informática para que os alunos conheçam o programa proposto.
1º passo: Depois de inicado o Linux Educacional 3.0, clique na opção ABC, no ícone multidisciplinar e desenho (tuxPaint);
2º passo: Conheça as opções que o programa te oferece;

Aula 2: 3º passo: Agora utilize toda a sua criatividade para montar uma charge sobre o meio ambiente.

Aula 3: 4º passo: Junto com o professor, monte uma apresentação em power point com todas as charges criadas pela turma e apresente à sua escola.
Resultados
Estima-se que os alunos consigam fazer uso de sua criatividade e expor suas ideias sem maiores constrangimentos por não ter facilidades com o desenho, elaborando um trabalho de qualidade.
Referências
Linux Educacional 3.0
file:///home/professor/Desktop/charge.meioambiente.01_05.06.07.jpg

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Navegue com Segurança

Somos a geração da tecnologia, dormimos, comemos e respiramos tecnologia!
A internet veio com tudo para facilitar nosso dia a dia. Podemos fazer de tudo sem sair do conforto de nossos lares! Podemos fazer compras, conferir o extrato, pagar débitos, e principalmente navegar na internet em redes sociais...É tão divertido rever os amigos que moram longe e trocar as informações!!! 
Mas, é preciso que se tenha cuidado em que sites navegar para não contaminar seu computador com vírus, nem fornecer dados importantes e pessoais para racquers, para ajudá-lo a navegar com segurança selecionamos algumas dicas:

1- Seja desconfiado. Cada vez que uma mensagem com link ou email com anexo aparecer, se pergunte "essa pessoa costuma me mandar coisas desse tipo?" "ela escreve desse jeito?" Confirme a mensagem com o remetente: "foi você mesmo que me mandou?"
Muitas vezes a mensagem é real e a pessoa nem sabe que está passando um arquivo ou link infectado, então apenas essa confirmação não é suficiente.

2- SPC, SERASA, bancos e órgãos públicos não enviam links por email, a não ser que você tenha solicitado algum serviço e esteja esperando uma resposta pessoal. Na dúvida, entre nos sites pelo endereço oficial, sem clicar em links. Caso não se lembre do endereço correto, uma busca no google resolve fácil, fácil.

3- Seja cuidadoso com arquivos anexos no email. Evite abrir arquivos de  pessoas desconhecidas, e se for pessoas conhecidas verifique o conteúdo do corpo do email - não se esqueça, desconfie!

4- Não incentive correntes de email. Mesmo as aparentemente mais bem intencionadas, como as que falam de abaixo-assinados para salvar as focas albinas do norte da Rússia, na verdade querem mesmo é seu email para vender para empresas que mandam spam. Se você tem coceira na mão e "precisa" mandar um email para muita gente, não coloque os endereços no campo TO: (ou PARA), mas sim no BCC (ou CCO, em português, de cópia carbono oculta), onde quem recebe o email não tem acesso aos outros destinatários.

5- Não forneça dados pessoais a não ser que tenha certeza de para onde está enviando, em caso de sites de compras, verifique no canto direito se há um cadeado, se ele existir o site é seguro.

6- Seja cauteloso e só utiliza fontes conhecidas!

As coisas acontecem em segundos de distração, seja atento e não haverá problemas!